Festmag

Browsing the "Reportagens" Category

8.º Festin: “Elis”, a falta de tempo

Março 10th, 2017 | by Inês Henriques

Elis era menina, mas um furacão de música por dentro. Tudo o que queria era cantar. Para muitos é a melhor intérprete que o Brasil, essa terra cheia de grandes, já teve


8.º Festin: O outro lado do homem

Março 2nd, 2017 | by Inês Henriques

"Quando foi a última vez que você viu um filme realizado por uma mulher?", questionou Adriana Niermeyer, diretora do Festival que celebra a língua portuguesa. Na sala, silêncio. "Eu sei", respondeu à sua própria pergunta


Curtas Vila do Conde: Grande Prémio atribuído a “Carosello” (com palmarés)

Julho 16th, 2013 | by festmag

Pela segunda vez na história do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, o Grande Prémio «Cidade de Vila do Conde» para o melhor filme em competição foi atribuído a um filme português. "Carosello", de Jorge Quintela, foi o grande vencedor da 21.ª edição do festival (a primeira vez que um filme nacional foi galardoado com este prémio aconteceu em 2006, com "Rapace", de João Nicolau).

IndieLisboa 2013: Leviathan vence Grande Prémio Cidade de Lisboa

Abril 29th, 2013 | by Sofia Ferreira

Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel são os grandes vencedores da competição internacional da edição deste ano do IndieLisboa ao receber o Grande Prémio Cidade de Lisboa pelo filme “Leviathan”, que acompanha as viagens de um barco de pesca em alto mar na costa este dos Estados Unidos.

Lisbon & Estoril Film Festival em fotos

Novembro 21st, 2012 | by Rute Gonçalves

Terminou no dia 18 de novembro a 6.ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival (LEFF). O culminar de um evento de cinema por excelência que durante 10 dias incluiu masterclasses, exposições e leituras. Willem Dafoe e Fanny Ardant (membros do júri) foram as grandes estrelas, entre outros distinguidos, atores e realizadores que marcaram presença no palco do Centro de Congressos do Estoril, Cinemas Monumental, Nimas e São Jorge.

Exposição de hologramas junta ciência e arte para homenagear o Fantasporto

Março 2nd, 2012 | by Manaíra Athayde

O relógio pontuava três horas da manhã quando se podia ouvir barulho num dos laboratórios do Departamento de Física e Astronomia da Universidade do Porto. Não, não começa aqui mais um suposto argumento de um thriller próprio do Fantasporto. Trata-se da criação de um holograma em homenagem ao festival, num processo que interrompeu os trabalhos da secção de "Lasers e Óptica Quântica" durante uma semana.

Robôs, alforrecas ou um novo Messias: O futuro é agora no Fantasporto

Fevereiro 28th, 2012 | by Sara Santos Silva

Criar uma antologia de contos de ficção científica - a proposta partiu do Fantasporto. Rogério Ribeiro aceitou o convite e desafiou 11 escritores. Lançou um concurso, “Contos Fantásticos Fantasporto 2012”, e de mais de cem versões, foram selecionadas seis histórias, de Portugal, do Brasil e de Moçambique. O resultado: "Antologia de Ficção Científica - Fantasporto 2012", com quase 300 páginas em que se desdobram distintas visões do futuro.

Conferências tornam o Fantasporto «um verdadeiro congresso abrangente de cinema»

Fevereiro 27th, 2012 | by Manaíra Athayde

A relação entre o porvir e o passado na construção do presente foi o fio condutor das dezoito abordagens apresentadas em três dias de conferências, de 21 a 24 de fevereiro. Especialistas falaram sobre pontos transversais às áreas de teatro, dança, artes plásticas, arquitetura, música, literatura, psicologia, sociologia, política, web, cinema, biomedicina, robótica, física, química e medicina.

Cinema português: um cenário e outros filmes…

Dezembro 21st, 2011 | by Manaíra Athayde

“Sophia”: eis o nome dos galardões que a recém formada Academia Portuguesa de Cinema (APC) irá oferecer em noite de gala a ter início no próximo ano. O nome, que ultrapassou “Dom” e “Lacre” na votação ocorrida ontem, em Lisboa, é uma homenagem à escritora Sophia de Mello Brayner e às mulheres, «por haver poucos prémios de cinema com um nome feminino e vivermos numa sociedade ainda muito controlada pelos homens, além de significar, em grego, ‘sabedoria’», explica um dos membros da direção.

“É Na Terra Não É Na Lua”, “Yama No Anata” e “Praxis” premiados no 9.º DocLisboa

Outubro 30th, 2011 | by Filipe Pedro

Com mais de três horas de duração, o intenso, honesto e cativante documentário sobre a ilha do Corvo, "É Na Terra Não É Na Lua", é o justo vencedor do Grande Prémio Cidade de Lisboa para melhor longa ou média-metragem do 9.º DocLisboa. "Yama No Anata", com dois prémios - melhor longa na Competição Portuguesa e no Prémio Escolas - e "Praxis" - melhor curta portuguesa - são outros premiados.

12.ª Festa do Cinema Francês esgota auditório de Serralves

Outubro 22nd, 2011 | by Manaíra Athayde

Quarta-feira, 19, mais de 300 pessoas compareceram no auditório do Museu de Serralves, no Porto, para assistir à abertura da 12.ª Festa do Cinema Francês no Porto. “O que mostra que há público para eventos como este, com interseções culturais entre países que possuem confluências históricas”, diz Pascal Teixeira da Silva, embaixador de França em solo português.


Back to Top ↑
  • PUB

    “Curtas Vila do Conde”

    “FMM Sines”

    “VeraMarmelo”

    “MadeofThings”

  • Redes sociais

    Facebooktwittergoogle_plusyoutubeinstagram
  • Facebook

  • Junho 2017
    S T Q Q S S D
    « Mai    
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930