Festmag

Browsing the "Especial Fantasporto" Category

Baile de máscaras ao ritmo do cinema

Março 25th, 2013 | by Sara Santos Silva

A viagem ao mundo das bandas sonoras levou ao Hard Club Iggy Pop, The Sonics, Nick Cave, Wall of Voodoo, Chemical Brothers e, claro, não podia faltar Misirlou, a música dos créditos iniciais do Pulp Fiction.

Baile dos Vampiros revisita música que marcou o cinema

Março 9th, 2013 | by Sara Santos Silva

O dress code, este ano, é vivamente aconselhado pela organização. "O bailarico é o que conta", reconhece João Dorminsky, e o evento quer afirmar-se como "uma festa temática do cinema". Com uma viagem pelas bandas sonoras da Sétima Arte desde os anos 60 até aos dias de hoje, o Baile dos Vampiros começa pelas 23h59, como é habitual, no Hard Club.

“Mama” é o grande vencedor do Fantasporto (com palmarés)

Março 8th, 2013 | by Sara Santos Silva

"Mama", produzido por Guillermo del Toro, arrecadou o prémio de melhor filme na 33ª edição do Fantasporto. O filme de abertura do festival recebeu ainda o prémio de Melhor Realização - Andrés Muschietti - e Jessica Chastain o prémio de Melhor Atriz como Annabel.

Barómetro de filmes imperdíveis no 33.º Fantasporto

Março 4th, 2013 | by festmag

“Vanishing Waves”, de Kristina Buozyte (Cinema Fantástico), “The Seasoning House”, de Paul Hyett (Semana dos Realizadores), “Pietá”, de Kim-Ki-Duk (Orient Express) e “Oh, Willy”, de Emma de Swaef e Marc James Roel (Curtas-metragens) são os grandes vencedores do barómetro FEST MAGAZINE de filmes obrigatórios da 33.ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto.

Fantasporto 2013: Os programas especiais

Fevereiro 24th, 2013 | by festmag

Os Beautify Junkyards executam ao vivo a banda sonora que criaram para “O Planeta Selvagem”, de René Laloux, pelas 22:00 do dia 25 de fevereiro, na pré-abertura do Fantasporto 2013 no Grande Auditório do Rivoli.

Fantasporto regressa ao Rivoli de 25 de fevereiro a 10 de março

Janeiro 22nd, 2013 | by festmag

O Fantasporto 2013 conta com retrospetivas dedicadas a António de Macedo - que será galardoado com o Prémio Carreira - e às 'stars' do cinema francês, com o espaço 'Fantas Previews' e a exibição de duas dezenas de filmes inéditos comercialmente em Portugal, com o já tradicional 'Fantas em Curtas', eventos especiais, exposições, conferências e diversas homenagens. A presente edição presta homenagem à dupla Michael Powell e Eric Pressburger, relembrando os 65 anos da obra-prima “The Red Shoes” (1948) - a ser exibida em cópia restaurada pelo BFI e com honras de abertura do Festival, numa sessão dupla que inclui a última produção de Guillermo del Toro, “Mama”. Outra homenagem será feita ao falecido realizador belga René Laloux.

“Hell”, “Bellflower”, “Avé” e “A Moral Conjugal” premiados no 32.º Fantasporto

Março 3rd, 2012 | by Filipe Pedro

”Hell” venceu a 32.º edição do Fantasporto - Grande Prémio da Secção Oficial de Cinema Fantástico, podendo ser visto às 00:15 de sábado, depois da cerimónia de encerramento. As curtas metragens premiadas “Lizard Girl” (Coreia do Sul) e “Colour Bleed” (Reino Unido) serão também exibidas, bem como “This Must Be The Place”, de Paolo Sorrentino, protagonizado por Sean Penn e Frances McDormand.

José Wallenstein: «O Estado não quer que haja cinema português e contra isto, batatas»

Março 3rd, 2012 | by Manaíra Athayde

O premiado ator português esteve no Fantasporto para a antestreia de “A Moral Conjugal”, filme que protagoniza ao lado de São José Correia. Em entrevista exclusiva, fala sobre este recente trabalho, revela as suas expetativas sobre o cinema vernáculo e a Academia Portuguesa de Cinema. Lança ainda um apelo ao Estado para que zele pela produção nacional.

Exposição de hologramas junta ciência e arte para homenagear o Fantasporto

Março 2nd, 2012 | by Manaíra Athayde

O relógio pontuava três horas da manhã quando se podia ouvir barulho num dos laboratórios do Departamento de Física e Astronomia da Universidade do Porto. Não, não começa aqui mais um suposto argumento de um thriller próprio do Fantasporto. Trata-se da criação de um holograma em homenagem ao festival, num processo que interrompeu os trabalhos da secção de "Lasers e Óptica Quântica" durante uma semana.

Robôs, alforrecas ou um novo Messias: O futuro é agora no Fantasporto

Fevereiro 28th, 2012 | by Sara Santos Silva

Criar uma antologia de contos de ficção científica - a proposta partiu do Fantasporto. Rogério Ribeiro aceitou o convite e desafiou 11 escritores. Lançou um concurso, “Contos Fantásticos Fantasporto 2012”, e de mais de cem versões, foram selecionadas seis histórias, de Portugal, do Brasil e de Moçambique. O resultado: "Antologia de Ficção Científica - Fantasporto 2012", com quase 300 páginas em que se desdobram distintas visões do futuro.

Barómetro de filmes imperdíveis no 32.º Fantasporto

Fevereiro 28th, 2012 | by festmag

"Shame", "A Moral Conjugal", “Chinese Take Away”, “Juan de los Muertos” e “Lobos de Arga” são os vencedores do barómetro FEST MAGAZINE de filmes obrigatórios da 32.ª edição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto. Em ano de excelente colheita, nomeadamente na secção independente - Semana dos Realizadores -, o Fantas apresentou pelo menos 15 filmes acima da média. Por outro lado, os cinco últimos desta lista são os mais fracos das últimas edições. “Lizard Girl” (Coreia do Sul) e “Colour Bleed” (Reino Unido), as curtas vencedoras da presente edição, são as únicas que merecem tempo de antena, num ano francamente mau nesse domínio.

Conferências tornam o Fantasporto «um verdadeiro congresso abrangente de cinema»

Fevereiro 27th, 2012 | by Manaíra Athayde

A relação entre o porvir e o passado na construção do presente foi o fio condutor das dezoito abordagens apresentadas em três dias de conferências, de 21 a 24 de fevereiro. Especialistas falaram sobre pontos transversais às áreas de teatro, dança, artes plásticas, arquitetura, música, literatura, psicologia, sociologia, política, web, cinema, biomedicina, robótica, física, química e medicina.

Entrevista a Beatriz Pacheco Pereira: «Como nós ainda ninguém fez»

Fevereiro 20th, 2012 | by Manaíra Athayde

Há 32 anos que Beatriz Pacheco Pereira leva “a ferro e fogo” a direção, juntamente com Mário Dorminsky, do maior festival de cinema português. Em entrevista exclusiva, a “cara feminina dos Fantasporto” fala sobre a capacidade de renovação do festival, a edição deste ano e a forma como vê o cinema nacional e o ensino da Sétima Arte no país.

Fantasporto 2012 – Programação do Fantas a custo zero

Fevereiro 9th, 2012 | by festmag

Ir ao Fantasporto a custo zero é uma proposta irrecusável. Ter a oportunidade de ver bom cinema e de participar em diversas atividades paralelas e conviver com público interessado e participativo, de forma gratuíta é uma das formas que o festival encontrou para ultrapassar as dificuldades financeiras dos potenciais espetadores.

Fantas’11: Uma edição sem extensões pelo país, em que o cinema asiático brilhou novamente

Março 7th, 2011 | by Sara Santos Silva

O cinema asiático continua a ser o mais forte do certame. "I Saw the Devil", de Kim Woon Jee (vencedor no Fantas'04 com "A Tale of Two Sisters"), "Bedevilled", do estreante Yang Chul-soo, "Miyoko", do ainda desconhecido Yoshifumi Tsubota, "The Housemaid", de Im Sang Soo, e "Hahaha", de Hong Sang Soo, foram os mais surpreendentes. Uma direção de fotografia sempre impecável, bandas sonoras extraordinárias e representações acima da média. CRÓNICA DE SARA SANTOS SILVA

Holandês “Two Eyes Staring” vence o 31.º Fantasporto (atualizado com palmarés)

Março 5th, 2011 | by Filipe Pedro

Contra todas as expetativas, o filme holandês "Two Eyes Staring" (Zwart Water) venceu a 31.º edição do Fantasporto - Grande Prémio da Secção Oficial de Cinema Fantástico, podendo ser visto às 00:00 de sábado, depois da cerimónia de encerramento e da antestreia de "Season of the Witch", de Dominic Sena, com Nicolas Cage e Christopher Lee.

Sufferrosa: Quando o cinema e a web se cruzam

Março 1st, 2011 | by Sara Santos Silva

You are never too old to become younger disse um dia Mae West e foi nesta ideia que Dawid Marcinkowski se baseou para construir um filme satírico sobre o culto da beleza e da juventude no mundo atual.

Barómetro de filmes imperdíveis no 31.º Fantasporto

Fevereiro 22nd, 2011 | by festmag

"I Saw the Devil", do coreano Kim Jee-won, "A Serbian Film", de Srdjan Spasojevic, e o sul-coreano "Bedevilled", de Jang Cheol-so, todos premiados no Fantasporto, são os vencedores do barómetro FEST MAGAZINE de filmes obrigatórios da 31.ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto. O divertido "Micmacs", de Jean-Pierre Jeunet, e o multipremiado "Camino", de Javier Fesser, ocupam, respetivamente, o quarto e o quinto lugares da tabela.

Noites do Rivoli: o balanço

Fevereiro 22nd, 2011 | by Sara Santos Silva

As Noites do Rivoli apostaram em espetáculos de "grande produção", com lançamento de discos e de digressões, e com públicos "o mais diferenciados possível". Em apenas 15 dias, tiveram lugar atuações de Mão Morta, Teratron, Camané, Moonspell e Herman José, entre outros.

José Mário Branco regressa ao Rivoli com sala cheia

Fevereiro 21st, 2011 | by Sara Santos Silva

A aparente simplicidade na conceção deste espetáculo não diminuiu a grandiosidade de José Mário Branco. Pelo contrário, acentuou-a. Sozinho em palco, sentado num modesto banco de madeira, envolvido apenas pelo som da sua guitarra, pela voz projectada pelo microfone e por umas luzes em tons de amarelo que irrompiam na escuridão, o cantautor voltou à sua terra natal e foi recebido por um Rivoli completamente lotado.

Fantasporto: Programação do Grande Auditório do Rivoli

Fevereiro 19th, 2011 | by Filipe Pedro

A 31.ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto - realiza-se entre os próximos dias 21 de fevereiro e 6 de março, no Teatro Municipal Rivoli. Confira aqui a programação do Grande Auditório do Rivoli.

Camané no Rivoli com final arrebatador

Fevereiro 17th, 2011 | by Filipe Pedro

Não fosse alguém ter ligado as luzes gerais da sala no final do segundo regresso ao palco do fadista e ainda lá estaríamos. Afinal, testemunhara-se algo arrebatador, profundo, sentido e próximo do fado que nos despertava de uma certa dormência instalada durante o concerto em si, com Camané a justificar os enérgicos aplausos de pé que a audiência que preenchia o grande auditório do Rivoli lhe proporcionava.


Back to Top ↑